O bancário que ajudou uma cooperativa de consumo a fazer história

Por em ago 27, 2014 em Histórias | 1 comentário

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter

Fundada há 55 anos, a Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba (Coopbanc) é parte da história da cidade e da vida de 11,5 mil cooperados. Entre os personagens que puderam acompanhar de perto e contribuir para essa trajetória de sucesso, está o bancário aposentado Orlando Lopes, de 69 anos. Ele foi presidente da cooperativa durante dois mandatos e vice-presidente em outros dois.  Atualmente é diretor administrativo da instituição, à qual está vinculado desde 1976.

“Meu primeiro vínculo foi como cooperado, pois era funcionário do Banco do Brasil. Algum tempo depois fui convidado a participar da diretoria, já que um colega integrava a direção foi promovido no banco e não teria muito tempo disponível para se dedicar a outras atividades. Eu fui indicado para substituí-lo e tive um casamento feliz com a Coopbanc”, relata.

Em 1979, Orlando também foi promovido e precisou se ausentar da cooperativa. Voltou em 1996, quando disputou a eleição para compor novamente a diretoria. Desde então, nunca se afastou da Coopbanc, sempre trabalhando para que ela continue crescendo e mantendo sua importância para os cooperados.

“Araçatuba é hoje uma cidade com cerca de 200 mil habitantes e muitas opções de consumo para a população. Diante disso, a cooperativa precisa de diferenciais para fidelizar nossos cooperados, pois não temos poder de fogo para concorrer, de igual para igual, com os grandes grupos que atuam no ramo supermercadista da região. Tivemos algumas dificuldades ao longo de nossa história, mas continuamos a fazer de tudo para agradar nosso público. Para isso, é preciso manter a qualidade do trabalho e investir na melhoria contínua”, explica.

De acordo com o diretor, uma das medidas necessárias foi ampliar as instalações físicas da Coopbanc. “Estamos realizando um sonho e investindo em uma ampliação significativa, que corresponde a 1.100 metros quadrados de área. Assim poderemos prestar um melhor atendimento e responder a um desejo antigo dos nossos cooperados”.

Outra aposta de Orlando para o sucesso da Coopbanc é a ligação afetiva com a população local. “Fazemos parte da história de Araçatuba. Quando a cooperativa foi fundada, havia poucas opções para o consumo na região. Com o pioneirismo dos nossos fundadores, os bancários da cidade passaram a contar com melhores opções de compra e, anos depois, os benefícios foram estendidos a todos os consumidores, pois qualquer pessoa pode ser cooperada atualmente. Hoje, esse vínculo com a Coopbanc passa de geração em geração. Tenho três filhos e todos são cooperados. Isso é motivo de muito orgulho para mim”, conclui.

 

 

Enviar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>